Notícias

POLÍCIA COMUNITÁRIA

Polícia Comunitária realiza segunda palestra na Capital do projeto Papo de homem para homem

28/10/2021 - 17:30
O projeto é realizado com homens com homens que respondem procedimento de violência doméstica instaurados na Delegacia da Mulher de Cuiabá

Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, promoveu pela segunda vez uma palestra sobre violência doméstica e a Lei Maria da Penha, com homens que respondem a procedimentos policiais na Delegacia da Mulher de Cuiabá. 

O encontro programado para acontecer mensalmente, foi realizado na quarta-feira (27.10), no auditório da Diretoria Geral, onde doze 12 homens notificados pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, estiveram presentes.

A ação está inserida no projeto “Papo de homem para homem”, que passou a integrar as atividades da Coordenadoria de Polícia Comunitária, que engloba outras ações sociais e preventivas com o público estudantil e também com comunidades.

O comparecimento na palestra faz parte do procedimento policial, bem como visa destacar ao público masculino a importância de encontrar alternativas para que o ciclo da violência doméstica seja quebrado.

A ideia é conscientizar os agressores sobre as consequências da violência no contexto intrafamiliar, além de informar e esclarecer sobre a legislação, os aspectos legais e as consequências dos atos praticados.

Projeto

“Papo de homem para homem” foi originalmente criado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande, pelo então delegado titular Cláudio Álvares, com a finalidade de proporcionar palestras preventivas ao público masculino em escolas, empresas e órgãos públicos.

O principal objetivo é trabalhar a base da educação dos jovens, com relação a importância do respeito às mulheres e a conscientização sobre os desgastes e o sofrimento perpetuados pela violência doméstica não só para a mulher, mas para toda a família.

Outro ponto relevante é a ampliação das atividades preventivas levadas à população e contribuir para que informações qualitativas sobre todos os tipos de crimes e formas de preveni-los cheguem a mais pessoas.

Expansão nas regionais

O coordenador de Polícia Comunitária, delegado Jeferson Dias Chaves, destaca que a intenção é ampliar o projeto desenvolvido nas regionais da Polícia Civil no interior do estado, com intuito de atingir um público cada vez maior e colaborar para que os índices de crimes de violência doméstica sejam gradativamente reduzidos.

Prestação de Contas

A Coordenadoria de Polícia Comunitária entregou na quarta-feira (27.10), à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e ao Gabinete da Primeira-Dama de Mato Grosso, o relatório de prestação de contas das 800 cestas básicas do programa “Vem ser mais solidário”.

Os sacolões com alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, foram distribuídos pela Polícia Civil, por meio de parceria com o Feconseg, Consegs dos municípios e Delegacias Regionais no interior do Estado, a famílias carentes e de baixa renda.



 

Compartilhe essa notícia