Notícias

QUALIFICAÇÃO

Delegado de Polícia de Mato Grosso é graduado na Academia do FBI nos EUA

08/06/2018 - 13:40

Assessoria | PJC-MT

O delegado Ferdinando Frederico Murta é o primeiro policial civil do Estado de Mato Grosso a concluir o curso de formação para oficiais de Segurança Pública, na tradicional National Academy do FBI (Federal Bureau of Investigation, a unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos). A cerimônia de graduação da 272ª turma aconteceu nesta sexta-feira (08.06), na Academia do FBI, localizada na cidade de Quântico, no estado americano da Virginia. 

A oportunidade de participar da formação nos Estados Unidos surgiu durante um curso realizado pela Secretaria de Nacional de Segurança (Senasp), em Brasília,  em julho de 2017. “Ao final de uma das aulas, um dos instrutores, um Agente Especial do FBI, me chamou e perguntou se eu tinha interesse em participar da National Academy, pois segundo ele, eu me enquadraria no perfil de profissionais que eles buscavam”, contou o delegado Frederico Murta.

Com autorização do delegado geral da Policia Judiciária Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, Murta se inscreveu no processo seletivo no final de 2017. Antes de ser aprovado foi submetido a diversos testes, como análise curricular e experiência profissional, além de provas escritas, prova oral, entrevista pessoal com o Adido do FBI no Brasil e outros testes para verificação de proficiência em língua inglesa. Algumas semanas depois, recebeu  o resultado seguido de convocação para a 272ª Sessão da National Academy, realizada no período de 2 de abril a 8 de junho de 2018.

Nos EUA, assim como os demais alunos, ficou alojado na Academia do FBI, um complexo com mais de 16 edifícios, localizado na base militar da Marinha em Quântico, no Estado da Virgínia, para que pudesse frequentar as aulas desenvolvidas em tempo integral, nas disciplinas escolhidas de acordo com o interesse de cada aluno.    

Voltado à atividade de polícia judiciária, Frederico Murta escolheu disciplinas da área investigativa e afins como: Investigação Avançada de Crimes Violentos, Teoria da Inteligência e sua aplicação na  Segurança Pública, Combate ao Terrorismo, Desafios Contemporâneos de Segurança Pública, Psicologia da Liderança,  além do treinamento físico obrigatório.   

A conclusão das disciplinas exige apresentação de uma série de trabalhos escritos, produção de artigos e apresentações individuais. O curso é considerado de altíssimo nível acadêmico, sendo a maioria das disciplinas de grau de mestrado. Todos os cursos são certificados por uma universidade norte-americana, sendo exigido um nível de aproveitamento superior a 85% em cada uma delas, para conclusão.

 Além das atividades acadêmicas e treinamentos físicos, os alunos participam também de diversas palestras e visitas técnicas a outros departamentos de polícia.   

Para o delegado Frederico Murta, participar de uma formação de tamanha conceituação foi uma oportunidade ímpar em sua carreira, que representa crescimento profissional e a verdadeira realização de um sonho pessoal.

“Ver o no nome do Estado de Mato Grosso, pela primeira vez, na lista de graduados pela FBI/National Academy, é motivo de muito orgulho. Creio que estamos abrindo uma porta para que outros servidores de nosso estado tenham também esta oportunidade”, afirmou.

Além da experiência profissional, outro ponto alto do curso é a ampliação dos conhecimentos devido ao contato com profissionais de segurança de praticamente todos os estados norte-americanos e outros 24 países. “Foram realizados uma série de debates e discussões acerca dos mais diversos tópicos relacionados à segurança pública. Diferentemente do Brasil, cada Estado norte-americano possui sua própria legislação criminal, o que faz com que existam diversas perspectivas e múltiplos cenários”, disse

“O objetivo agora é replicar ao máximo o conhecimento obtido durante o curso aos demais integrantes das forças de segurança de Mato Grosso e promover estudos e discussões em busca do que melhor se aplica a nossa realidade”, reforçou Murta.

 O curso

A National Academy é um tradicional curso realizado pelo FBI desde 1935, sendo considerado um dos maiores e mais antigos cursos de capacitação para oficiais das forças de segurança do mundo.

O curso, realizado anualmente na Academia do FBI na cidade de Quântico, no Estado da Virginia (EUA), tem duração de 10 semanas e oferece diversas disciplinas em áreas como investigação criminal, inteligência, gerenciamento e liderança.

Em cada sessão, aproximadamente 225 oficiais e chefes de polícia norte-americanos são selecionados em seus respectivos departamentos para participar do treinamento, juntamente com outros 25 estrangeiros convidados e selecionados diretamente pelo FBI.  

Além das disciplinas acadêmicas é realizado treinamento físico durante todo o período. Ao final do curso é realizada a tradicional “Yellow Brick Road”, uma corrida com obstáculos de 10 km, ao longo da base militar da Marinha americana.  Os  participantes que concluem o percurso, recebem um tijolo amarelo, como símbolo da vitória.  

O curso objetiva a capacitação dos profissionais de segurança, que exercem funções de liderança em suas instituições e estabelecer uma rede mundial de networking entre eles.

 

A PJC também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Compartilhe essa notícia